HOME

NOTÍCIAS

16/09/2014

Prefeitura apoia projeto que beneficia agricultores orgânicos e o meio ambiente

 

Grupo de agricultores orgânicos de Magé na sede da Vide Verde conhecendo o trabalho de compostagem da empresaAtravés de sua Secretaria Municipal de Agricultura Sustentável, a Prefeitura de Magé está apoiando o projeto de reciclagem de resíduos vegetais que são transformados em adubo pela empresa Vide Verde Compostagem. Além de evitar que toneladas de lixo sejam despejadas diariamente nos aterros sanitários da cidade, parte do adubo produzido é destinada gratuitamente aos produtores rurais mageenses.

 

Na segunda-feira (7 de julho), um grupo de agricultores orgânicos de Magé certificados pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro)se reuniu na sede da Vide Verde para acompanhar e entender melhor o processo de compostagem do adubo e relatar como tem sido a experiência de usá-lo em suas plantações.

 

Responsável pelo setor de produção orgânica da prefeitura e representante da ABIO no município, o agrônomo Luiz Henrique Santos Teixeira faz um balanço positivo sobre a reunião: "Esse trabalho é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos agricultores orgânicos de Magé. A prefeitura e a Emater não fazem discriminação do tamanho do porte do produtor rural para ajudá-lo. O importante é vê-lo produzindo".

 

Presente no encontro, a micro agricultora Leodicea Lima Sales contou como o adubo produzido pela Vide Verde Compostagem doado a ela melhorou a qualidade de suas hortaliças. Satisfeita com o resultado da colheita, Leodicea fez questão de levar algumas verduras e frutas plantadas em sua horta e no seu pomar para serem exibidos na reunião.

 

A micro agricultora Leodicea Lima comemora a iniciativa

 

"O adubo que me deram foi excelente para mim. Antes, eu tinha muita dificuldade para cultivar os alimentos porque é bem complicado para uma agricultora de o meu porte investir nesse tipo de produto. O meu sítio era outra coisa antes de receber o adubo. Agora a qualidade e quantidade dos alimentos que produzo melhoraram muito", comemora Leodicea.

 

Para acompanhar de perto os trabalhos desenvolvidos pelos membros do grupo de agricultores orgânicos de Magé certificados pela ABIO, Luiz Henrique Teixeira realiza uma reunião com eles toda primeira segunda-feira do mês. Nesses encontros os produtores rurais levam as suas experiências e dúvidas para serem discutidas e avaliadas pelo grupo.

 

O supervisor da Vide Verde, Alessandro do Rosário Perez, a micro agricultora Leodicea Lima e a engenheira agrônoma da área de compostagem, Bruna Goulart

 

 

Fonte: http://www.mage.rj.gov.br/agricultura/2415-prefeitura-apoia-projeto-que-beneficia-agricultores-organicos-e-o-meio-ambiente

 

 

 

 

 

 

contato@oeko.com.br

(48) 3207-6100

Rua Laurindo Januário da Silveira, 4367 / Loja 004 - Lagoa da Conceição

Florianópolis/SC - Brasil

www.oeko.com.br - Todos os direitos reservados.

Fitazul