HOME

NOTÍCIAS

16/09/2014

Em Florianópolis, Hospital de Caridade conta com Plano de Gerenciamento dos Resíduos

AUTOR.: GRAYCE RODRIGUES

 

A compostagem orgânica, juntamente com outras quatro ações socioambientais realizadas pela instituição, renderam a instituição o Certificado de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa de SC


O Plano Nacional de Resíduos Sólidos, em vigor desde 2010, determina que as instituições que prestam serviços de saúde busquem a gestão integrada dos detritos gerados, capacitando os colaboradores e investindo em estruturas físicas que possibilitem o descarte correto dos Resíduos Sólidos de Serviços de Saúde (RSS).

Desde 2009, o Imperial Hospital de Caridade (IHC), em Florianópolis (SC), possui um Plano de Gerenciamento dos Resíduos do Serviço de Saúde (PGRSS), criado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, coordenado pela equipe da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Cinco anos após a implementação do PGRSS, o hospital se consolida como referência local no gerenciamento dos resíduos gerados na instituição que atende, em média, 150 pacientes por dia.

As diretrizes do plano do IHC respeitam o meio ambiente e seguem as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Cada resíduo coletado dentro do hospital tem tratamento e destinação final adequada: resíduos eletroeletrônicos, infectantes, químicos, embalagens em geral, óleos e orgânicos são segregados do lixo comum e descartados corretamente.

Parcerias com aterros sanitários e industriais licenciados pelos órgãos de fiscalização ambiental (FATMA e IBAMA), com a empresa Ambiental, de Curitiba (PR), que duas vezes por mês faz a coleta do óleo de cozinha e o transforma em produtos de limpeza, associações especializadas em reciclagem de eletrônicos e demais materiais recicláveis possibilitam a prática eficaz do sistema de logística reversa, que reduz os impactos causados com o acúmulo de resíduos.

Os resíduos orgânicos gerados pelo setor de Nutrição também são reaproveitados: tonéis dispostos próximos às copas do IHC recolhem os materiais que regularmente são enviados para a Associação Orgânica. Fabiana Acácia Magalhães, técnica de saneamento do IHC, conta como funciona a parceria iniciada no final de 2012. “A Associação Orgânica faz a coleta dos resíduos orgânicos, que chegam ao volume de 7 a 9 toneladas por mês. Por causa da quantidade, 90% do adubo fica na própria associação e 10% retorna ao hospital e é usado na jardinagem, horta e também é doado para colaboradores que solicitam”, explica.

Certificação por ações sustentáveis

O bem-sucedido trabalho realizado na compostagem orgânica do IHC, juntamente com outros quatro projetos socioambientais, rendeu ao hospital e a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos (mantenedora do IHC) o Certificado de Responsabilidade Social nos anos de 2012 e 2013, um reconhecimento pelos projetos socioambientais realizados pelas entidades.

Em 2014, o hospital fez sua inscrição para renovar a certificação, reforçando a importância dos seguintes programas: empréstimo de mobiliário para a comunidade, tais como cama e cadeiras hospitalares (na categoria Saúde e Saneamento); Ciclo de Atividades - Trabalhos de Humanização e Biblioterapia (na categoria Educação); Programa de Eficiência Energética e Compostagem dos Resíduos Orgânicos (na categoria Meio Ambiente).

A escolha das entidades que recebem a premiação é feita pela Comissão Mista de Certificação de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa. O certificado visa prestigiar, estimular, difundir e reconhecer e esforço de empresas e entidades sem fins lucrativos do Estado que tenham a responsabilidade social incluída em suas políticas de gestão.

Fonte: http://www.segs.com.br/saude/106-saude-b/3344-hospital-de-caridade-conta-com-plano-de-gerenciamento-dos-residuos.html

 

 

 

 

 

 

contato@oeko.com.br

(48) 3207-6100

Rua Laurindo Januário da Silveira, 4367 / Loja 004 - Lagoa da Conceição

Florianópolis/SC - Brasil

www.oeko.com.br - Todos os direitos reservados.

Fitazul